Por: Viviane Ribas
Entre os dias quatro a sete de junho, Curitiba no Paraná foi palco do festival da beleza com a consagração da segunda edição do BSG World Festival que aconteceu no pavilhão da Expo Unimed. A programação do evento foi intensa, com exposição, congressos na área da beleza e estética, workshops, desfiles e exibição das tendências por premiados hairstylists.
Durante a cerimônia de abertura, a mesa oficial esteve composta por Carlos Saraiva, diretor da revista portuguesa Sphere, Silvio Mascarenhas, diretor-presidente da BSG, Daniela Bernardi, proprietária das marcas Bioset e KLD, João Francisco Lopes de Lima, diretor-geral do Colégio Martinus e Márcio Costa, da Cengage Learning.
Hora do espetáculo. As luzes se apagam no anfiteatro do Positivo, começa o show da Passarela BSG World. Desenvolvida pela BSG em parceria com o grupo espanhol X-presion é exibido o lançamento da coleção Arara, que teve a apresentação de um dos índios da nação Shawãdawa, da qual foi tirada a inspiração para as produções.
O evento coligou 16 equipes de hairstylists de todo o mundo que estiveram unidos por um único ideal: a beleza. Comandada por Silvio Mascarenhas, diretor-presidente da BSG, a abertura do festival foi de revelações a cerca do real propósito do festival; transformar Curitiba na capital brasileira da moda e da beleza. No palco para apresentação da Passarela BSG World, foram exibidas desde propostas românticas, vanguardistas, aqueles estilos bem marcados – os chamados tigelinha com aquele perfil bem étnico indígena, quase uma versão tribal, até as mais ousadas; futuristas. Foram trazidos para o evento profissionais de 13 países.
Os profissionais que apresentaram suas performances na passarela foram Alberto Godoy (Argentina), Bruno Barbeyrol (França), Carlo Bay (Itália), Creative Team (Brasil), É Salon (Austrália), Junir Queirós (Brasil), Gemis (Espanha), Kai Steeg (Alemanha), Lalah (Reino Unido), Maurício Morelli (Brasil), Olivier Mazzeo (França), Pino Troncone (Italia), Rocco Donna (EUA), Selvaggio Team (Itália), Samuel Rubio (Chile), X-presion (Espanha).
Passarela BSG World
Maurício Morelli
Com proposta fashion comercial, o hairstaylist Mauricio Morelli, apresentou modelos na linha romântica durante a Passarela BSG World 2011. A abundância de cachos sobressaiu, alguns mais suaves, outros bem caracterizados com ar fantasioso e sonhador e ao mesmo tempo, atual. Os tons adequados com a proposta romântica fez a combinação ideal. Morelli usou preto com marrom, loiros claríssimos e médios fortalecendo um estilo sofisticado. Os complementos escolhido por Mauricio, que deu a harmonia perfeita aos looks foram casquetes, chapéus, fitas, plumas e flores.
Morelli ressaltou que sua inspiração tem base em um conjunto de conceito em tudo o que é percebido na moda mundial sobre tendências em cabelos. A partir dessas considerações, ele cria seu próprio estilo, ou seja, ele faz um apanhado das disposições atuais e então, como expert em cabelos faz suas próprias criações. “A partir de junções de conceitos, crio meu próprio perfil e uso como referência um resumo das tendências”, garante.
Bruno Barbeyrol
Num estilo futurista, porém, utilizando da reciclagem de materiais como plástico, metal, papel e o próprio cabelo, o stylist Bruno Barbeyrol empregou sua representação nas cores fantasias e formas mais imprevisíveis, marca registrada do profissional. O destaque foi para as tranças e fios coloridos que saiam da cabeça e estendiam até os braços numa disposição de pulseiras.
Barbeyrol se inspirou no estilo medieval, cyber e colorido. Com expert profissional, sua criação vem de vanguarda, daí deduz-se que vanguarda é aquilo que "está à frente". Desta forma, Bruno utiliza para suas criações tudo aquilo que está à frente, portanto, aquilo que está à frente do seu tempo. “Criação de vanguarda é o meu domínio”, garante o hairstylist. “O BSG foi uma aventura humana excepcional e uma maior partilha de criatividade,” conclui.
Palco das Américas
Durante o festival do BSG World 2011 foi apresentado também atrações que levou o nome de Palco da Américas. Um verdadeiro espetáculo em criatividade realizado pelos hairstylists do continente americano, que expuseram as tendências de penteados, cortes masculinos e femininos que estarão na moda nas próximas temporadas. A apresentação foi aberta ao público visitante da Expo BSG World que puderam aproveitar o repertório de técnicas e atualização do que há de mais moderno na moda cabelo, no Brasil e no mundo.
Apresentaram seus trabalhos no Palco das Américas, Alessandra Melo (Brasil), Emilio Nareto (Argentina), Giovanne Sepede (Italia) Leonardo Del Rio (Argentina), Oscar Carrizo (Argentina), Ricardo Riveros ( Chile) e Willy Holimar (Paraguai).
Passaró Hombre
Os primeiros a se apresentarem no palco das Américas, durante o BSG World Festival 2011, os irmãos Javier e Roberto Mesones - (Espanha), demostraram técnicas masculinas de cortes e tendências. Com assimetria e efeito degradê os cortes agradaram ao publico, em especial aos mais jovens. De maneira variada, podem ser usados de forma convencional como também mais despojado finalizados apenas com pomadas dando o caimento preferido. A Intensão para este aspecto tendencioso da temporada é a franja e maior volume no topo da cabeça. Atração do Palco das Américas nos dias 5 e 6, os profissionais assinam um dos mais importantes lançamentos em cosmetologia masculina dos últimos anos: a linha Passaró For Men.
Giovanni Sepede
Com proposta comercial, o profissional Giovanni Sepede, italiano que atua no Peru, apresentou penteados femininos com aspectos naturais. “Os penteados hoje não são mais tão brilhantes, carregados e pesados, mas com aspectos leve e bem natural,” afirma Sepede.
Presos, os penteados apresentados topetes e efeito “desarrumado” na parte de trás, uma espécie de estilo despojado, casual. Diretor acadêmico da Pivot Point, Giovanni ensinou produções de cortes assimétricos, ideal para o dia a dia, para aquela mulher que precisa de praticidade.
Em entrevista exclusiva a revista Next Way Brazil, Giovanni falou que é sua primeira participação no BSG e que gosta muito de estar no Brasil, dos cabelos brasileiros que apresentam texturas diferentes. Falou também que a sua inspiração vem de vários estilos que vem estudando a analisando ao longo do tempo, como um mix de tendências do que está na moda no mundo.
Willy Holimar
O Paraguaio Willy, em sua apresentação, recriou o baile de máscaras Venezianas num clima elegante, misterioso e colorido. Holimar usou a mesma base nos seus penteados como as mechas desfiadas com pente e enroladas para dentro, dando acabamento com fixador spray. Num clima luxuoso de festa, o hairstylist usou em suas modelos, vestidos com brilho e muito colorido sem deixar de desfrutar dos apliques que deram o toque de sofisticação em diversos topetes.
Creative Color International
Entre os dias cinco e sete, consagrados hairstylists apresentaram tendências mundiais em cortes, coloração e penteados. O Creative Color é o maior evento de conteúdo técnico das Américas, com 8 profissionais que trouxeram a moda cabelo mais tendenciosa do mundo e as técnicas para revelar aos congressistas por meio de workshops. Durante as apresentações foi possível demonstrar as tendências, os processos e metodologias utilizadas. O diferencial do evento é seu caráter educacional. Os profissionais que deram um show de versatilidade e tendências na moda cabelo e maquiagem, foram: Antônio Beliver (Mexico), Fabian Alvarez (Argentina), Saco Hair (Inglaterra), Aduho (Espanha), Mikel Luzea (Espanha) , M. Van Clarke (Inglaterra), Ivaldo Lima (Brasil), Paul Gehring (Espanha).
Congressos de Estética, Spa e Bem-Estar
Os congressos de Spa, Esthetics & Wellness reuniram os mais renomados doutores, esteticistas, podólogos e profissionais pautados no segmento de gestão para compartilhar o que há de mais avançado e competente na inclusão de técnicas e desenvolvimento do setor.
As palestras e fóruns de discussão, voltado a donos de spas, profissionais da área e interessados, apresentam os mais inovadores e intensas estruturas e procedimentos de gestão, gerência, lucratividade, estrutura de marketing, fidelização e novas metodologias.