sábado, 22 de maio de 2010

Profissão Mãe

Profissão Mãe
Múltiplas funções em uma só mulher, com um só coração.

Por: Viviane Ribas

Ainda menina, embala em seus braços a boneca e canta cantiga de ninar, instinto maternal que não há igual. Sonha em logo crescer e muito mais coisas aprender. Quando jovem, sua prioridade é estudar, mas só pensa em namorar. Já adulta, quer encontrar o “príncipe encantado” e com ele ser feliz para sempre. Faz plano, quer realizar-se. E para completar, os filhos ela começa a desejar. De ideologia à realidade, verdadeiramente mãe ela se torna. Suas funções triplicam, afinal, agora, além de ser dona de casa é esposa e mãe.

Sua vida modificou, começa então uma nova jornada. Sente agora a necessidade de trabalhar fora, ajudar nas despesas domésticas e colocar sua profissão acadêmica em prática. Inicia-se aí sua quádrupla função. Não é tarefa fácil ter uma casa para cuidar, filhos para criar e trabalhar com toda força para despontar no mercado de trabalho e tornar-se uma excelente executiva.

Ao chegar em casa a noitinha, o filho quer sua ajuda na tarefa escolar, o outro chora porque está com fome, enquanto o outro pede a atenção que ela tiver. O marido a espera linda e maravilhosa para poder namorar. São todos dependentes da força e carinho desta mulher.
Ela, a mulher e mãe moderna, assumiu a pluralidade, concilia a vida profissional e tarefas domésticas, sem descer do salto. É, o velho arquétipo de mulher submissa, dependente do marido está pra lá de ultrapassado. Ela mostrou que pode ser independente, multifuncional e boa esposa ao mesmo tempo.  Sua emancipação feminina está cada vez mais intensa, deixou de ser “Amélia” para ser a boa empresária também. Mãe e mulher, que tem várias funções e é uma só, em um só coração.
  

Texto divulgado também no site Plano Feninino
http://www.planofeminino.com.br/home/oquenosqueremos_etcetal.php?mat_cod=66714

Seguidores